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quarta-feira, 9 de maio de 2012

Faça uma análise sobre o Método “Pedagogizador” e a prática educacional voltada para intersubjetividade.

O estilo “pedagogizador” limita-se a instruir, reproduzir conhecimento, aplicar técnicas ao aluno, tratado como objeto a ser conhecido e treinado. Este é o papel da escola na sociedade disciplinar de que fala Foucault. Já Habermas propõe um modelo calcado na intersubjetividade, mais apto a conduzir para  educação, entendida num sentido construtor de subjetividades emancipadas, criativas, autônomas. Chamamos este modelo de “modelo educacional”. Educar é produzir sujeitos capazes de linguagem e de ação, calcadas em razões e argumentações justificadas, legítimas, exigências fundamentais para atender às demandas sociais, culturais, econômicas e éticas da modernidade. No Brasil, os desafios são imensos, porém contornáveis mediante de políticas educacionais adequadas, cujo maior obstáculo é a escola “pedagogizadora”. Há certas transformações sociais que só ocorrerão por meio da educação construtora de sujeitos capazes e não apenas capacitados, autônomos e não apenas treinados, qualificados para a ação e não apenas para o exercício.

Disponível em: <https://mail.google.com/mail/?shva=1#drafts/137284d9ea8f183d   >. Acesso em: 07 mai. 2012. 





2 comentários:

  1. Ao fazermos propostas para uma filosofia da educação consistente e produtiva, mostraremos os desafios que a superação desse modelo implica. Chama-se de “pedagogizador” porque ele se resume a instruir, reproduzir conhecimento, ater-se a regras normalizadoras.

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  2. Oi Izabel, tudo bem?
    Não concordei muito para o termo “pedagogizador”, pois nos parece que tudo da pedagogia volta-se à reprodução social acrítica. Sabemos que a palavra “pedagogia” se originou do grego (paidagogia), sendo esta, a teoria e ciência da educação e a arte de ensinar. A Pedagogia compreende um conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação baseados no estudo de idéias de determinada concepção de vida (filosofia), e no aprofundamento de algumas ciências humanas (psicologia, sociologia etc). Por tanto acho que Haber estava falando da intencionalidade educacional, isso também vale para a palavra “intersubjetividade”, que pode ser também transposta para uma intenção acrítica da realidade. Acho que o uso desses termos não foi adequado.

    Parabéns pelo blog.
    Abraço
    Fique com Deus
    Eliecília

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